BASE: 2.548 metros
TOPO: 3.310 metros
DROP VERTICAL: 762 metros
PISTAS: 34
MEIOS DE ELEVAÇÃO: 14
Portillo está situado na Cordilheira dos Andes, o que contribui para uma paisagem lunar de rocha e neve. Se há um avô do ski sul americano, Portillo é ele. O ski chegou à área já em 1890, e sediou o Campeonato Mundial de 1966 para corridas alpinas. A lenda Jean Claude-Killy ganhou seu primeiro ouro naquele ano.
A umidade muito baixa de Portillo, combinada com uma altitude de 3.310m, assegura um clima fresco, produzindo neve seca. Junte isso ao deslumbrante Lago Inca e sua proximidade com a montanha mais alta do hemisfério ocidental, Aconcágua, a paisagem aqui é de tirar o fôlego.
Além do fácil acesso desde Santiago, o complexo de Portillo foi pensado para uma vez que você chegue à sua hospedagem, você só se preocupa com que horas vai acordar e entrar no lift. Suas instalações foram projetadas para que o hóspede tenha fácil acesso a qualquer opção de lazer, já que todas estão centradas no hotel, bastando o uso do elevador. Com um nível incrivelmente atencioso de serviço, o complexo conta com uma média de mais de 1 funcionário por hóspede, que são no máximo 450/semana e fazem de tudo para que os mesmos socializem e aproveitem toda a infra-estrutura do complexo.
Informações Gerais
Todos os anos, Portillo recebe as mais importantes equipes olímpicas do mundo.
Em 2003 Portillo foi considerado um dos 10 melhores ski resorts do mundo pela revista Ski Magazine.
Possui 34 pistas numa área de 500 hectares e 14 lifts de cadeiras quádruplas a pomas. Existem fora de pistas muito bons e heli-ski em Portillo. Portillo é famoso também por suas encostas com terreno backcountry facilmente acessado.
Serviços
Aluguel de equipamentos, lojas de conserto de equipamento, escola de ski e snow, discoteca, restaurantes, quadra poli esportiva, sala de musculação, salão de jogos, etc
Distância de outras cidades: Santiago 164 Km
De carro, desde o Aeroporto de Santiago, são cerca de 2h.
A comparação com um cruzeiro de luxo em terra firme é recorrente. Esse transatlântico amarelo encalhado nos Andes tem salas de refeição diferentes para os passageiros da primeira classe e para aqueles que optam pelo alojamento externo Inca Lodge. A hospedagem é em quartos exíguos com dois beliches, que podem eventualmente ser compartilhados com outros hóspedes. O banheiro coletivo do lodge lembra os tempos de colégio e o bandejão no refeitório dos funcionários não é nada inspirador. Compensa pagar a taxa adicional para jantar no classudo restaurante do andar de cima, nem que seja apenas por uma noite. Felizmente, as 34 pistas, as piscinas térmicas no deck e a sauna são abertas a todos os hóspedes.
Para resgatar um pouco da nobreza de outrora, só ficando no Hotel Portillo. Tente reservar uma das suítes com balcão do sexto andar, com janelas mais amplas e uma vista gloriosa para a pequena Laguna del Inca. Esquiar em Portillo é um privilégio para apenas 450 hóspedes, com um batalhão de mais de 400 funcionários a seu dispor. Um serviço impecável, com muitas camareiras por andar, atendentes entregando toalhas na piscina e o mesmo garçom servindo todas as noites sua mesa cativa no restaurante. A carta de vinhos tem uma variedade rara em estações de esqui sul-americanas. Peça os formidáveis Le Dix de Los Vascos ou Errazuriz Don Maximiano para acompanhar o caprichado menu fixo do navio – ou melhor, do hotel.
Distante 164 quilômetros de Santiago, o ski resort de Portillo não fica exatamente perto. De carro, são cerca de duas horas. A estrada até que é boa, mas a viagem parece interminável em seus quilômetros finais, repletos de curvas íngremes e caminhões pesados vindos da Argentina. Passe por cima de inconvenientes dessa natureza com elegância, a bordo dos helicópteros que saem do Aeroporto de Santiago e levam você até o hotel em Portillo.
Quem não vai para cama cedo costuma se divertir ao som da banda de rock que se apresenta no bar do hotel, depois do jantar. Existe uma pista de dança no subsolo, mas a noitada depende muito da animação (e da idade) dos hóspedes daquela semana.
Toda segunda antes do jantar rola um coquetel de boas-vindas no salão principal, com pisco-sour (a caipirinha chilena). O hotel todo marca presença e as rodadas de drinques deixam a festa pra lá de animada. É uma ótima oportunidade para puxar papo com os outros hóspedes, fazer novas amizades e trocar informações sobre as pistas. Afinal, você vai cruzar com essas pessoas durante todos os dias seguintes, seja nos teleféricos, seja nas pistas, seja nos lanches pós-esqui.
PARA OS EXPERTS
Escalar até as famosas selvas do terreno para caminhada e fora de pista do resort. A rota leva esquiadores e snowboarders aventureiros acima da área de base a 30 graus até a estátua do Cristo dos Andes, e desce uma corrida de nove milhas.
Serviço de jardim-de-infância para os passageiros do hotel e seus anexos é gratuita para crianças de 3 a 7 anos de idade.
O Octagon Lodge fica ao lado do hotel Portillo e é uma opção de hospedagem confortável e mais econômica. Ideal para grupos de amigos ou famílias que também querem desfrutar de todos os serviços do hotel, bem como fazer as refeições no restaurante principal.
O emblemático Hotel Portillo conta com 123 confortáveis apartamentos, com vistas espetaculares para a Laguna del Inca, o vale e o cordão montanhoso nevado da Cordilheira dos Andes.
Próximos ao Hotel, os chalés Portillo oferecem – com capacidade para de 4 a 8 pessoas – proporcionam todo o conforto e privacidade de um refúgio de montanha, com todos os serviços do hotel principal.
Um dos mais importantes centros de ski da argentina, Las Leñas é conhecida por suas grandes linhas de montanha “retorcidas”. Grande parte do terreno de Las Lenas é fora de pista, no estilo backcountry.
Park City é a maior estação de ski dos EUA. Ademais, é uma cidade histórica de mineração com diversas atividades além-ski.