Alguns esquiadores não sabem, mas existem diferentes estilos de ski – aqui estamos falando especificamente do nórdico e o alpino. É importante ter esse conhecimento na hora de escolher o que é melhor para o seu perfil.
Para te ajudar, hoje vamos explicar quais são as diferenças entre o ski nórdico e o alpino, bem como para quais tipos de praticantes cada um é indicado.
Ski Nórdico
A prática do ski nórdico consiste em manter o calcanhar da bota levantado, de forma que não encontre no ski, apenas a ponta dos pés. Dessa forma, a pessoa consegue atravessar longas distâncias na neve “caminhando”.
É possível ultrapassar tanto trechos planos, quanto subidas e descidas ao longo do percurso.
Foi desenvolvido a séculos atrás pelos povos nativos das regiões nórdicas como forma de locomoção durante as épocas nevadas. Para encarar esta atividade, recomenda – se o uso de botas apropriadas, óculos para proteção, bastões de esqui e, obviamente, os skis.
Ski Alpino
Começou a ser praticado nos andes com o objetivo de descer grandes altitudes em menos tempo.
Diferentemente da modalidade anterior, o ski alpino é praticado encostando toda a extensão dos pés nos skis, além de exigir que os equipamentos sejam um pouco diferenciados para garantir o conforto do indivíduo durante a ação.
Qual tipo é indicado para você?
Se você gosta de velocidade, emoção, competição e manobras radicais, o ski alpino seria o mais indicado para você.
Agora, caso o seu objetivo seja aproveitar a paisagem enquanto faz o percurso com calma, sugerimos que experimente o ski nórdico.
Seja qual for a sua escolha, lembre-se de utilizar os equipamentos exigidos e seguir as orientações de profissionais.